Foi lançada, esta segunda-feira, a MOOVE – Alentejo Incubator Network. Uma rede de incubadoras de base tecnológica do Alentejo que promove e desenvolve o empreendedorismo local e o emprego qualificado. A BioBIP- Bioenergy and Business Incubator of Portalegre é um dos parceiros deste projeto, que procura transformar o perfil da região.

 

1 – Video Apresentação from BIOBIP.PTG on Vimeo.

Foi apresentada, esta segunda-feira, a Rede de Incubadoras de Base Tecnológica do Alentejo, a MOOVE- Alentejo Incubator Network. Numa estratégia coletiva de seis incubadoras do Alentejo, a MOOVE procura dar resposta ao empreendedorismo local e ao emprego qualificado, dinamizando e promovendo uma marca própria, que funcione como um ‘selo’ de garantia e qualidade da região.

Presente na sessão de apresentação da rede, o presidente da CCDRA,        Roberto Grilo, realçou que este é ”um projeto ansiado pela região, para potenciar e dinamizar o empreendedorismo e apoiando a criação de empresas de base tecnológica”.

A rede, que nasceu da parceria entre as incubadoras dos Politécnicos de Portalegre e Beja, ADRAL, PCTA, NERE e ANJE, procura estimular ideias inovadoras que necessitem de recursos para desenvolver novos projetos e que acrescentem valor económico para a região.

De acordo com Paulo Quaresma, presidente do PCTA, a MOOVE é uma “rede de e para o Alentejo que demonstra a capacidade do Alentejo aparecer como um só”.

Em representação da incubadora do IPPortalegre, parceira desta rede, Artur Romão, Pro Presidente e Coordenador da BioBIP deixou “uma palavra de reconhecimento pelo trabalho de parceria que tem vindo a ser trilhado” realçando que esta rede vai conseguir marcar um novo caminho, servindo sempre a região”.

A primeira iniciativa MOOVE foi o lançamento do Concurso de Ideias – “Call for Alentejo incubators network”, dirigido a jovens empreendedores e com um montante global de 100 mil euros em bolsas. De acordo com Carlos Catarino, da ANJE, “o objetivo passa por “lançar startups inovadoras na região do Alentejo, privilegiando projetos baseados na aplicação da tecnologia e do conhecimento”.

Lançada esta segunda-feira, a MOOVE é resultado de uma candidatura dos seis parceiros ao Programa Operacional Alentejo 2020, com um investimento elegível na ordem dos 430 mil euros.