O Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Politécnico de Portalegre tem desenvolvido Massive Online Open Courses (MOOC’s), como forma de transmissão de conhecimentos através de conteúdos em vídeo, disponibilizados online.

Os MOOC’s são cursos gratuitos em ambientes virtuais de aprendizagem, destinados a jovens empreendedores, que aqui encontram ferramentas úteis para o desenvolvimento dos seus projetos.

Estes cursos estão disponíveis em http://elearning.euroacelera.com, e contam com conteúdos apresentados por especialistas em empreendedorismo, marketing, planos de negócios, estratégia, contabilidade, entre outros.

A plataforma está a ser desenvolvida no âmbito do projeto Euroacelera, que tem como entidade responsável o Politécnico de Portalegre.

EUROACELERA é um Projeto de Cooperação Transfronteiriço que apoia o empreendedorismo e incubação, em particular de PME’s.

Este projeto tem em vista a promoção do espírito empresarial através do aproveitamento económico de novas ideias, impulsionando a criação de novas empresas com base na inovação e investigação. Pretende-se ainda o fomento de uma cultura de empreendedorismo entre jovens universitários finalistas, estudantes de ciclos superiores de formação empresarial e investigadores, fixando no espaço EUROACE jovens talentosos, com particular atenção para a igualdade de género, ruralidade e dispersão territorial.

A área de cooperação integra as regiões Centro e Alentejo em Portugal e a Estremadura espanhola, e do projeto fazem parte nove entidades espanholas e cinco portuguesas. Os parceiros espanhóis são Extremadura Avante, a Direcção-Geral das Empresas e da Competitividade da Junta da Extremadura, FUNDECYT-PCTEX, a Direcção-Geral de FP e da Universidade da Junta da Extremadura, o Instituto da Juventude da Extremadura, o Instituto da Mulher da Extremadura, a Associação de Jovens Empresários e Empregadores de Extremadura, duas empresas privadas estremenhas Sunhunter Investimento e Conector IDE. Os parceiros portugueses são, para além do Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Évora.

O projeto EUROACELERA está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.