BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre apresenta taxa de ocupação quase total

Inaugurada a 25 de novembro de 2015, a BioBIP- Bioenergy and Business Incubator of Portalegre apoia, neste momento, dezoito projetos na sua incubadora de ideias e negócios, a BioBIP_IN.

Nos últimos seis meses, a incubadora do Politécnico de Portalegre dinamizou uma estrutura de suporte ao desenvolvimento de ideias de negócio e à criação de empresas que se traduz numa taxa de ocupação quase total. No regime de incubação física, a estrutura está no limite da sua capacidade de ocupação. No entanto, a BioBIP dispõe de dois outros regimes de utilização: Incubação virtual e Incubadora Services, para os quais ainda está a receber candidaturas.

Nascida com recurso a uma candidatura ao InAlentejo, no âmbito do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, a BioBIP é uma incubadora de base tecnológica que aposta, essencialmente, em projetos na área da bioenergia, mas também em ideias de negócio de outras áreas formativas do Politécnico, nomeadamente, nas áreas do marketing, novas tecnologias de informação, apoio social e agronomia. Os projetos incubados contam com apoio de investigadores dos 4 núcleos de investigação da C3i- Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação do IPP.

A estrutura da BioBIP contempla, ainda, um centro de experimentação semi-industrial à escala piloto com apoio laboratorial que tem, neste momento, uma equipa a testar um gaseificador que permite utilizar diferentes tipos de biomassa, nomeadamente, resíduos florestais e agro-industriais. O gaseificador tem capacidade para produzir até 15 kW/h, suficiente para alimentar uma casa de 4 pessoas diariamente. Este equipamento encontra-se disponível para apoiar empresas na tomada de decisões, como escolha de materiais biomássicos ou estudos de viabilidade.

Com seis meses de atividade, a incubadora do Politécnico de Portalegre tem vindo a facilitar o crescimento de ideias de negócio, de forma a contribuir para o desenvolvimento do território.

Enviado a 14/06/2016