O projeto “Pedra Risca” nasceu há seis anos da vontade comum dos fundadores em mudarem de vida. Ao fim de 10 anos a viver em Barcelona, Ana Roque Carvalho e João Lago Amado decidiram passar “de viver ao monte, a viver no monte…”, adquiriram um pequeno terreno na Serra de S. Mamede – porque um queria Serra e o outro Alentejo – e lançaram um projeto de Instalação de Jovem Agricultor com abelhas. Atualmente, a estrutura mantém-se familiar e diversificaram a área de exploração para a criação de bovinos de raça Limousine, dando início ao projeto “Pedra Risca Limousine”. As explorações pecuárias encontram-se localizadas nas freguesias de Ribeira de Nisa e Urra, concelho de Portalegre.

Os animais produzidos ao abrigo do projeto “Pedra Risca Limousine” são bovinos de raça Limousine, selecionados criteriosamente, certificados e recriados com as melhores condições possíveis por forma a poder comercializar reprodutores de qualidade superior que melhorem outras vacadas. Recorrendo a biotecnologias inovadoras e a um maneio profilático e alimentar adequado, é expectável alcançar animais de muita qualidade, com elevado valor genético e elevada aptidão funcional e que possam ser comercializados a preços mais altos.

“Pedra Risca Limousine” foi o projeto vencedor da edição deste ano do Poliempreende regional e representou o Politécnico de Portalegre no Concurso Nacional.

O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior (Institutos Politécnicos, Escolas Superiores não integradas e Escolas Politécnicas das universidades), que surgiu em 2003. O seu objetivo é fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.

Promotor: João Lago Amado
Morada: BioBIP – Campus Politécnico Nº10
Código Postal :7300-555
Localidade: Portalegre
E mail: pedrarisca@gmail.com
Site: http://www.pedrarisca.com
Incubação Virtual