O Campus Politécnico recebeu, a 29 de março, cerca de 150 jovens do 3º ciclo e ensino secundário de diversas escolas do distrito, no âmbito da Academia de Líderes Ubuntu.

Os alunos, entre os 12 e os 18 anos, participaram numa sessão sobre liderança colaborativa, à qual se seguiu um workshop sobre empreendedorismo e inovação, com destaque para competências técnicas e pessoais que fazem um bom empreendedor, e que contou com a intervenção de Pedro Ranheta e Liliana Pêgo, técnicos do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego (GEE) do Politécnico.

De seguida foram formadas equipas entre os participantes para desenvolvimento de atividades dinâmicas e interativas de team building, dinamizado em parceria com o GEE e com a colaboração dos Núcleos de Estudantes de Gestão e de Marketing da Associação Académica do Politécnico de Portalegre. Visando a temática do empreendedorismo e o processo da criação de uma empresa, procurou promover-se a criatividade, o espírito de equipa e companheirismo.

A Academia de Líderes Ubuntu assenta numa filosofia de origem africana, que se traduz na expressão “Eu Sou porque Tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade, na promoção de competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes.