Realizou-se a 5 de julho, em Badajoz, a primeira reunião de lançamento do Projeto de Cooperação Transfronteiriço EUROACELERA.

No encontro participaram as 14 entidades que fazem parte do projeto, sendo o objetivo principal desenvolver e promover a cultura do empreendedorismo entre estudantes do ensino superior. Pretende-se atrair jovens talentos, proporcionando uma oportunidade para os jovens com ideias para negócios tecnológicos e inovadores.

Do projeto fazem parte nove entidades espanholas e cinco portuguesas. Os parceiros espanhóis são Extremadura Avante, a Direcção-Geral das Empresas e da Competitividade da Junta da Extremadura, FUNDECYT-PCTEX, a Direcção-Geral de FP e da Universidade da Junta da Extremadura, o Instituto da Juventude da Extremadura, o Instituto da Mulher da Extremadura, a Associação de Jovens Empresários e Empregadores de Extremadura, duas empresas privadas estremenhas Sunhunter Investimento e Conector IDE; os parceiros portugueses são, para além do Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Évora. O projeto EUROACELERA é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Interreg V-A Cruz Border Programa de Cooperação Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Prevê-se que a próxima reunião entre os parceiros decorra no Politécnico de Portalegre.