O IPPortalegre realizou uma visita de Benchmarking ao Parque de Ciência e Tecnologia de Cartuja (PCTC) em Sevilha, Espanha, nos dias 16 e 17 de julho. Em representação do Politécnico esteve Pedro Ranheta, Técnico do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego.

O PCTC conta mais de 400 empresas, criadoras de 16 700 empregos, que no seu conjunto geram mais de 2 000 milhões de euros de vendas anuais. Este espaço, situado onde foi realizada a Feira Internacional Expo92, utilizando alguns dos seus edifícios, apresenta-se como o maior ecossistema empresarial da Andaluzia.

O foco desta visita centrou-se na incubadora de empresas, com capacidade para aproximadamente 40 empresas, distribuídas por 5 pisos. Aqui as empresas podem permanecer cerca de 8 anos, para crescerem, após o que a administração do PCTC avaliará se pretende a sua continuidade.

Segundo Blanca Dominguez, da Administração do PCTC, uma das mais valias deste espaço são as sinergias que as empresas criam entre elas e os negócios que geram entre si.