Centro de Experimentação de Bioenergia

Este é um centro de experimentação semi-industrial, à escala piloto, com equipamentos e apoio laboratorial, de tecnologias na área da bioenergia, com utilização de áreas na nave industrial complementado com utilização do Laboratório de Bioenergia, existente na Business Incubator of Portalegre.
É objetivo desta infraestrutura ser promotora da criação de saber nas áreas da energia, bioenergia e valorização de resíduos, entre outras, desenvolvendo projetos de I&DT financiados, com base em parcerias com entidades empresariais e industriais, bem como, ser promotora da criação de novas empresas e projetos.
O Centro de Experimentação em Bioenergia tem vindo a dar primazia à formação avançada de recursos com base em bolsas de investigação científica associadas a projetos no sentido de poder vir a incrementar a possibilidade do surgimento de spin-offs e startups no domínio da bioenergia, valorização de resíduos que possam vir a ser incubadas no Politécnico.
Enquadrada no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, o Centro de Experimentação de Bioenergia ocupa um espaço industrial com 1000 m2 e está vocacionada para o aproveitamento energético de diversos resíduos de biomassa numa perspetiva de apoio direto aos investidores.

Laboratório de Bioenergia

O laboratório de bioenergia tem como principais objetivos dar suporte a investigação realizada no Centro de Experimentação de Bioenergia e a transferência de tecnologia para as empresas da região. O laboratório conta com várias técnicas analíticas e equipamentos para caracterização de diferente matérias-primas, produtos e subprodutos dos processos termoquímicos e biológicos.

Projetos

O Centro de Experimentação de Bioenergia dá apoio a diversos projetos desenvolvidos no âmbito do VALORIZA, um centro de investigação tecnológica e interdisciplinar que desenvolve trabalhos e projetos de valorização de recursos endógenos, particularmente nas áreas da bioenergia e valorização de resíduos, produção sustentável e ambiente e economia circular.

Serviços e Capacidades Tecnológicas

O Centro de Investigação de Bioenergia possui um conjunto alargado de equipamentos piloto e laboratoriais que suportam atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços especializados nas áreas da bioenergia, valorização de resíduos, biocombustíveis, produção energética e processos térmicos e biológicos.

Tecnologias de Conversão Térmica

Unidade de Gaseificação de Leito Fluidizado Borbulhante (80 kWh)

Esta unidade de gaseificação de leito fluidizado borbulhante à escala piloto, apresenta um consumo máximo de 100 kg/h de matéria-prima e uma produção de gás de síntese de até 300 m3/h. O processo ocorre com défice de agente oxidante, o que permite uma combustão incompleta, formando um gás rico em hidrogénio e dióxido de carbono e pode ser utilizado em motores dual fuel, solid oxide fuel cells e outros processos para produção de biocombustíveis e produtos químicos de valor acrescentado.

Serviços associados:

  • Ensaios de gaseificação de diversas biomassas e resíduos;
  • Otimização de condições operatórias;
  • Caracterização do gás de síntese;
  • Testes para produção de combustíveis avançados e produtos químicos.
Unidade de Gaseificação de Leito Fixo Downdraft (15 kWh)

A Power Pallet 20 (produção de até 20kW) é uma unidade de produção de electricidade, através da gaseificação térmica de estilha de biomassa. Esta unidade possui a capacidade de produção de 15 kW de energia eléctrica, com um consumo de cerca de 20 kg de biomassa hora.

Serviços associados:

  • Ensaios de conversão energética de biomassas lenhosas e resíduos;
  • Testes de performance elétrica e térmica;
  • Validação de matérias-primas para utilização descentralizada.
Unidade de Combustão/Gaseificação de Leito Fluidizado (100 kWthh)

Esta é uma unidade de combustão/gaseificação de leito fluidizado e apresenta um consumo de matéria-prima máximo de 30 kg/h. Este processo ocorre com excesso de agente oxidante para a combustão completa da matéria-prima, permitindo a produção de energia e calor.

Serviços associados:

  • Ensaios de combustão de resíduos e subprodutos biomássicos;
  • Estudos de eficiência térmica e balanços energéticos;
  • Ensaios de emissões.

Equipamentos de Conversão Eletroquímica

Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC)

Solid Oxide Fuel Cell ou célula de combustível de óxido sólido utiliza o movimento de eletrões para produzir energia. Esta célula funciona com gás natural que passa por um processo de reforma a vapor e esta reação química produz hidrogénio, monóxido de carbono, dióxido de carbono e vapor. Estes gases entram numa célula em que, ao se combinarem com o oxigénio do ar, formam iões que, em conjunto com os eletrões livres, produzem energia elétrica e também energia térmica.

Serviços associados:

  • Testes de desempenho de SOFC;
  • Estudo de combustíveis gasosos alternativos para células de combustível;
  • Avaliação de eficiência elétrica e térmica.
Motores Dual Fuel (Diesel–Syngas)

Motor dual fuel (diesel-syngas) com uma cilindrada de 2500 CC com turbo. Possui sistema de arrefecimento permanente através de liquido de refrigeração com vaso de expansão, e medidores de entradas de ar e consumo de combustíveis.

Serviços associados:

  • Ensaios de com combustíveis gasosos e líquidos;
  • Comparação de desempenho entre diferentes composições de gás;
  • Avaliação de consumos, emissões e eficiência.
Motores Dual Fuel (Gasolina–Syngas)

Motor dual fuel (gasolina-syngas) com uma cilindrada de 2400 CC V6, possui sistema de arrefecimento permanente através de líquido de refrigeração com vaso de expansão e medidores de entradas de ar e consumo de combustíveis.

Serviços associados:

  • Ensaios de combustão de resíduos e subprodutos biomássicos;
  • Comparação de desempenho entre diferentes composições de gás;
  • Avaliação de consumos, emissões e eficiência.

Tecnologias de Preparação e Valorização de Biomassa

Peletizadora 350 kg/h (matriz rotativa)

Peletizadora com capacidade de produção até 350 kg/h. Produz peletes de madeira, Combustível Derivado de Resíduos, fertilizantes, produtos químicos e alimentares, com baixo teor de humidade e alto poder calorífico.

Serviços associados:

  • Produção de pellets para testes e pequenos lotes industriais;
  • Otimização de formulações;
  • Estudos de densificação e poder calorífico.
Peletizadora 50 kg/h (matriz plana e rolos rotativos)

A unidade de peletização permite comprimir a biomassa moída e transformá-la em pellets, pequenos cilindros de 6mm de alto valor energético e baixo teor em humidade. Esta unidade de peletização permite produção de até 50 kg/h de pellets.

Serviços associados:

  • Produção de pellets para testes e pequenos lotes industriais;
  • Otimização de formulações;
  • Estudos de densificação e poder calorífico.
Moinho de Martelos (20.000 kg/h)

O moinho é um equipamento auxiliar para a produção de pellets. A biomassa é introduzida através de uma tremonha na câmara de esmagamento, e aí é moída pela alta velocidade da rotação de martelos. Esta unidade realiza o esmagamento e moagem de biomassa até diâmetros inferiores a 3mm, e tem uma capacidade de processamento de cerca 1000 kg/h.

Serviços associados:

  • Redução granulométrica de biomassas;
  • Preparação de amostras para peletização ou gaseificação;
  • Secador Rotativo de Biomassa (300 kg/h).
Secador rotativo controle térmico para preparação de matérias-primas (3 m3/h)

O secador de biomassa consiste basicamente em um tambor rotativo onde são introduzidos, calor através de uma caldeira a pellets e biomassa para secar. Este secador serve como fase preliminar à produção de pellets, e tem uma capacidade de secagem de biomassa de até 300 kg/h.

Serviços associados:

  • Ensaios de secagem;
  • Estudo de humidade ideal para conversão térmica;
  • Preparação de diferentes matérias-primas para processos piloto.
Caldeira de Combustão a Pellets (45 kWthh)

A caldeira de biomassa permite o aquecimento de águas sanitárias através da queima de biomassa. É constituído pelo queimador e depósito de água e por um silo à parte onde se coloca a biomassa (normalmente pellets). O equipamento permite a programação de uma temperatura de água sanitária e vai realizar o consumo de pellets conforme a temperatura desejada. A potência debitada encontra-se entre os 20 e 30 kw.

Serviços associados:

  • Ensaios de combustão;.
  • Avaliação de poder calorífico e consumos;
  • Testes de diferentes pellets como combustível.

Tecnologias de Conversão Biológica

Unidade de Biodigestão Piloto (2 m3).

O biodigestor produz biogás através de um sistema simples da natural decomposição anaeróbia (ausência de oxigénio) de material orgânico. Uma vez que tenha tido a “cultura iniciadora” permite o estabelecimento das bactérias Metanogenéticas, geralmente várias semanas após o carregamento inicial com matéria orgânica e, pode ser alimentado diariamente em regime de co-digestão com múltiplos resíduos orgânicos.

Serviços associados:

  • Ensaios de co-digestão;
  • Determinação do potencial bioquímico de metano (BMP);
  • Estudos de rendimento, estabilidade e otimização do processo.
Unidade de Biodigestores Anaeróbios (8 L)

Este biodigestor com capacidade de 8l/cada, produz biogás através de um sistema simples da natural decomposição anaeróbia (ausência de oxigénio) de material orgânico.

Serviços associados:

  • Ensaios de co-digestão;
  • Determinação do potencial bioquímico de metano (BMP);
  • Estudos de rendimento, estabilidade e otimização do processo.

Processos Avançados de Tratamento e Produção de Hidrogénio

Reactor de Fotocatálise

A unidade de CPC (Compound Parabolic Concentrator) é um reactor de descontaminação fotocatalítica. Esta unidade apresenta elevada performance para tratamento de efluentes aquosos, empregando o processo de fotocatálise, ou seja, aproveitamento de radiação solar e um catalisador (normalmente dióxido de titânio), permitindo assim a reciclagem da água, através da inviabilização da carga poluente, empregando Processos Oxidativos Avançados.

Serviços associados:

  • Ensaios de fotocatálise;
  • Estudos de degradação de poluentes;
  • Avaliação de eficiência de catalisadores.
Unidade de Produção de Hidrogénio (AEM – 100 L/h)

Esta unidade de produção de hidrogénio inclui uma célula do tipo AEM com capacidade de 100 litros por hora.

Serviços associados:

  • Testes de produção e pureza de H₂;
  • Validação de condições de operação;
  • Integração com células de combustível.
Célula de Combustível (H₂ → Eletricidade)

A célula de combustível existente, permite a produção de energia elétrica a partir de hidrogénio.

Serviços associados:

  • Ensaios de eficiência;
  • Testes de durabilidade;
  • Integração com fontes de hidrogénio verde.

A nossa equipa

Paulo Brito
Luís Calado
Roberta Panizio

Responsável
Centro de Experimentação de Bioenergia
Laboratório de Bioenergia

Responsável técnico
Centro de Experimentação de Bioenergia

Responsável técnica
Laboratório de Bioenergia

Notícias

Ferrominas

A Ferrominas, Lda propõe-se produzir carvão com alto teor de carbono, a partir de CDR(s) e utilizar esse carvão,…