Pedro Ranheta do Politécnico de Portalegre e José Matías Sánchez da Extremadura Avante, apresentaram no dia 3 de maio de 2018, em Mérida, o Projeto de Cooperação Transfronteiriço “EUROACELERA”.

Pedro Ranheta destacou o valor da cooperação transfronteiriça, indicando que “a participação das nossas regiões nesse tipo de projeto é uma ótima oportunidade para reforçar e dar um novo impulso às relações de cooperação entre entidades de ambos os lados da fronteira, oferecendo recursos que contribuem para o impulso do empreendedorismo e aceleração e criação de novas empresas”.

EUROACELERA é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que é liderado pela Extremadura Avante e conta com a participação de 14 parceiros das regiões de Extremadura, Alentejo e Centro de Portugal, que compõem a EUROACE.

Este projeto de cooperação transfronteiriça apoia o empreendedorismo e incubação, em particular de PME’s, e tem em vista a promoção do espírito empresarial através do aproveitamento económico de novas ideias, impulsionando a criação de novas empresas com base na inovação e investigação. Pretende-se ainda o fomento de uma cultura de empreendedorismo entre jovens universitários finalistas, estudantes de ciclos superiores de formação empresarial e investigadores, fixando no espaço EUROACE jovens talentosos, com particular atenção para a igualdade de género, ruralidade e dispersão territorial.