Entogenex

A Entogenex Europe pretende implementar um centro de investigação, desenvolvimento e produção de inseticidas biodegradáveis e não tóxicos para outras espécies ou ambiente.

Além disso, pretende desenvolver uma linha de pesticidas agrícolas específicos, não tóxicos e biodegradáveis.

A tecnologia utilizada baseia-se na identificação e sequenciamento de peptidos moduladores da biossíntese de enzimas essenciais para a digestão dos diferentes organismos, seguida da sua codificação no genoma de levedura, levando à sua expressão intracelular regulada com a otimização do processo fermentativo.

A biomassa gerada é inativada gerando um produto formulado que pode ser fumigado ou aplicado no controle de mosquitos das espécies Aedes spp (transmissores de arboviroses -dengue, zika, chikungunya, febre amarela, etc), Anopheles spp (transmissor da malária) e das espécies Culex spp (transmissores de encefalites, febre do Nilo Ocidental).

A tecnologia permite também desenvolver uma aplicação para espécies específicas que afetam a agricultura mediterrânica como a oliveira/azeitona, frutas vermelhas e outras.

Palavras chave – inseticidas, pesticidas, não tóxicos, biodegradáveis, controle de mosquitos, pestes agrícolas, arboviroses, malária, defensivos agrícolas.

Participantes:

– Entogenex International Pte. (Singapura);

– Entogenex Industries Sdn, Bhd (Malásia);

– IPP Portalegre (Portugal);

– INIAV (Portugal – Elvas, Oeiras, Santarém);

– CBE (Braga, Portugal);

– Biolotus Biotech Ltda. (Brasil).

  Promotor: João Transmontano
Morada: BioBIP – Campus Politécnico Nº10
Código Postal :7300-555
Localidade: Portalegre
Telefone: +351 914 525 119
E mail: jrtransmontano@aol.com
Site: www.entogenex.eu
  Sala 2.4