O que é a BioBIP?
BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre é uma estrutura pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vocacionada para a Incubação de empresas, preferencialmente de base tecnológica, em particular na área da bioenergia, e de outras relacionadas com as áreas formativas do IPP ou com o aproveitamento dos recursos da região.
Quem pode candidatar-se à BioBIP?
Podem candidatar-se à Incubadora de ideias e negócios “BioBIP – in”: titulares de ideias ou projetos com elevado potencial de crescimento, preferencialmente inovadores e de base tecnológica, micro/pequenas empresas, com elevado potencial de crescimento, preferencialmente inovadoras e de base tecnológica ou empresas existentes e que queiram lançar novas unidades de negócio na região, com potencial de crescimento, preferencialmente inovadoras e de base tecnológica.
 
Como e quando são feitas as candidaturas à BioBIP?
As candidaturas decorrem em contínuo e deverão ser feitas através de preenchimento de formulário disponível no site da Incubadora em www.biobip.pt.
 
Como funciona o processo de avaliação da minha candidatura à BioBIP?
Os projetos são analisados de acordo com critérios de avaliação específicos, tais como a inovação, potencial tecnológico ou de crescimento, realismo na apresentação da ideia e projeto, sustentabilidade financeira e potencial de aproveitamento da capacidade técnica e científica do IPP para apoio ao projeto.
Quanto tempo demoram a responder à minha candidatura?
As candidaturas são avaliadas no prazo de 30 dias a partir da receção do formulário.
Ainda não tenho empresa constituída, posso candidatar-me?
 Sim. A missão da BioBIP consiste em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e visando a sua concretização e implementação com sucesso no mercado.
Qual o regime de funcionamento da BioBIOP?
A BioBIP dispõe de três regimes de utilização: Incubação física, Incubação virtual e Incubadora Service. A incubação física consiste na incubação de uma ideia de negócio ou de empresas em qualquer das fases de incubação, utilizando os espaços físicos da “BioBIP – in”. Na incubação virtual, as empresas e/ou ideias de negócio têm acesso a todos os serviços que a incubadora disponibiliza, sem estarem instalados fisicamente. O projeto empresarial pode passar da incubação virtual para a incubação física, desde que exista espaço na incubadora e seja essa a vontade dos promotores. A “Incubadora services” possibilita a utilização dos espaços e/ou serviços da incubadora por períodos de curta duração, inferiores a um mês.
 
Se o meu projeto for aprovado para incubação fisica, quanto tempo posso ficar na BioBIP?
Estão definidos três anos como prazo máximo de permanência em incubação física.
Só quero estar incubado virtualmente. Tenho de candidatar-me?
Sim, sempre. Os projetos não são selecionados em função da disponibilidade dos espaços físicos de trabalho.