O espaço da BioBIP Energy possui, nas suas instalações, vários equipamentos destinados à investigação.

GASEIFICADORA DE LEITO FLUIDIZADO BORBULHANTE

Esta unidade de gaseificação de leito fluidizado borbulhante à escala piloto, apresenta um consumo máximo de 100 kg/h de matéria-prima e uma produção de gás de síntese de até 300 m3/h.

O processo ocorre com défice de agente oxidante, o que permite uma combustão incompleta, formando um gás rico em hidrogénio e dióxido de carbono e pode ser utilizado em motores dual fuel, solid oxide fuel cells e outros processos para produção de biocombustíveis e produtos químicos de valor acrescentado.

 

UNIDADE DE GASEIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE ENERGIA

A Power Pallet 20 (produção de até 20kW) é uma unidade de produção de electricidade, através da gaseificação térmica de estilha de biomassa.

Esta unidade possui a capacidade de produção de 15 kW de energia eléctrica, com um consumo de cerca de 20 kg de biomassa hora.unidade-producao-energia-gaseificacao

UNIDADE DE COMBUSTÃO/GASEIFICAÇÃO DE LEITO FLUIDIZADO

Esta é uma unidade de combustão/gaseificação de leito fluidizado e apresenta um consumo de matéria-prima máximo de 30 kg/h.

Este processo ocorre com excesso de agente oxidante para a combustão completa da matéria-prima, permitindo a produção de energia e calor.

CÉLULA DE COMBUSTÍVEL DE ÓXIDO SÓLIDO

Solid Oxide Fuel Cell ou célula de combustível de óxido sólido utiliza o movimento de eletrões para produzir energia.

Esta célula funciona com gás natural que passa por um processo de reforma a vapor e esta reação química produz hidrogénio, monóxido de carbono, dióxido de carbono e vapor. Estes gases entram numa célula em que, ao se combinarem com o oxigénio do ar, formam iões que, em conjunto com os eletrões livres, produzem energia elétrica e também energia térmica.

MOTOR DUAL FUEL (DIESEL-SYNGAS)

Motor dual fuel (diesel-syngas) com uma cilindrada de 2500 CC com turbo. Possui sistema de arrefecimento permanente através de liquido de refrigeração com vaso de expansão, e medidores de entradas de ar e consumo de combustíveis.

MOTOR DUAL FUEL (GASOLINA-SYNGAS)

Motor dual fuel (gasolina-syngas) com uma cilindrada de 2400 CC V6, possui sistema de arrefecimento permanente através de líquido de refrigeração com vaso de expansão e medidores de entradas de ar e consumo de combustíveis.

PELETIZADORA

Peletizadora com capacidade de produção até 350 kg/h. Produz peletes de madeira, Combustível Derivado de Resíduos, fertilizantes, produtos químicos e alimentares, com baixo teor de humidade e alto poder calorífico.

PELETIZADORA

A unidade de peletização permite comprimir a biomassa moída e transformá-la em pellets, pequenos cilindros de 6mm de alto valor energético e baixo teor em humidade. 

Esta unidade de peletização permite produção de até 50 kg/h de pellets.

peletizadora

MOINHO DE BIOMASSA

O moinho é um equipamento auxiliar para a produção de pellets.

A biomassa é introduzida através de uma tremonha na câmara de esmagamento, e aí é moída pela alta velocidade da rotação de martelos. Esta unidade realiza o esmagamento e moagem de biomassa até diâmetros inferiores a 3mm, e tem uma capacidade de processamento de cerca 1000 kg/h.

SECADOR ROTATIVO DE BIOMASSA

O secador de biomassa consiste basicamente em um tambor rotativo onde são introduzidos, calor através de uma caldeira a pellets e biomassa para secar.

Este secador serve como fase preliminar à produção de pellets, e tem uma capacidade de secagem de biomassa de até 300 kg/h.

CALDEIRA DE BIOMASSA

A caldeira de biomassa permite o aquecimento de águas sanitárias através da queima de biomassa.

É constituído pelo queimador e depósito de água e por um silo à parte onde se coloca a biomassa (normalmente pellets). O equipamento permite a programação de uma temperatura de água sanitária e vai realizar o consumo de pellets conforme a temperatura desejada.

A potência debitada encontra-se entre os 20 e 30 kw.

caldeira biomassa

BIODIGESTOR ANAERÓBIO

O biodigestor produz biogás através de um sistema simples da natural decomposição anaeróbia (ausência de oxigénio) de material orgânico.

Uma vez que tenha tido a “cultura iniciadora”  permite o estabelecimento das bactérias Metanogenéticas, geralmente várias semanas após o carregamento inicial com matéria orgânica e, pode ser alimentado diariamente em regime de co-digestão com múltiplos resíduos orgânicos.

digestor anaerobio

BIODIGESTOR ANAERÓBIO

Este biodigestor com capacidade de 8l/cada, produz biogás através de um sistema simples da natural decomposição anaeróbia (ausência de oxigénio) de material orgânico.

REACTOR CPC

A unidade de CPC (Compound Parabolic Concentrator)  é um reactor de  descontaminação fotocatalítica.

Esta unidade apresenta elevada performance para tratamento de efluentes aquosos, empregando o processo de fotocatálise, ou seja, aproveitamento de radiação solar e um catalisador (normalmente dióxido de titânio), permitindo assim a reciclagem da água, através da inviabilização da carga poluente, empregando Processos Oxidativos Avançados.

unidade-CPC