Instituído prémio que pretende reconhecer o singular contributo de José Adriano Pires para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Ensino Superior.

Na sequência da sugestão do IPPortalegre, que coordenava a rede nacional Poliempreende à data do falecimento, e do IPBragança, onde José Adriano foi docente durante mais de duas décadas, o CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) aprovou a criação do Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano.

O Prémio Empreendedorismo José Adriano, no valor de 5000€, patrocinado pelo Banco Santander, reconhece, anualmente, um docente pelas atividades desenvolvidas na área da promoção do empreendedorismo académico, numa instituição de ensino superior politécnico, valorizando o seu percurso na área do ensino, da investigação e da transferência de conhecimento/tecnologia e criação de empresas.

José Adriano Gomes Pires, foi Professor Coordenador com agregação no Instituto Politécnico de Bragança, no qual ingressou em 1992. Licenciado e mestre em Informática de Gestão e doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação. Foi Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB de 2001 a 2007 e de 2017 a 31 de julho de 2018, data do seu falecimento, aos 52 anos. Era o Pró-Presidente para a área do Empreendedorismo, tendo desde junho de 2007 sido o responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e Inovação. Assumiu um papel de relevo na dinamização do programa de promoção do empreendedorismo dos Instituto Politécnicos Portugueses – POLIEMPREENDE, do qual foi coordenador nacional da 14ª edição, no ano 2016/17.