O IPPortalegre participou no passado dia 6 de abril num workshop organizado pelo PACT, intitulado “Indústria 4.0 – Oportunidade de Desenvolvimento na Região Alentejo”.

O painel contou com oradores representantes das instituições de ensino superior da região, bem como das empresas sediadas na região Alentejo, Mecachorme Aeronáutica, Embraer Portugal e TE Connectivity.

Valentim Realinho, em representação do Politécnico de Portalegre, fez um enquadramento da política de investigação e da BioBIP no contexto da Indústria 4.0, tendo apresentado alguns exemplos de projetos já desenvolvidos e em curso, que nos permitem capacitar para os desafios do 4.0.

Discutiu-se o papel de tecnologias como a internet das coisas (IoT), Big Data, Data Analytics ou realidade aumentada, enquanto facilitadoras desta revolução e do impacto que estas têm no capital humano das empresas.

Ficou claro que o conceito de Indústria 4.0, muito associado inicialmente aos processos fabris, se estende hoje em dia a áreas mais tradicionais como a pecuária, agricultura, energia ou até às chamadas smart cities, e que pode representar uma ferramenta estratégica de sustentabilidade e de atratibilidade da região.