A valorização do regresso às origens, através de uma vida mais saudável, eleva a consciência da responsabilidade social e, ao mesmo tempo, proporciona o acesso a produtos alimentares salutares. A opção de adotar novos hábitos alimentares contribui para a melhoria do meio-ambiente pela substituição do uso de agrotóxicos na produção. São, pois, estes os fatores que definem a aposta do Monte da Velha.
O projeto desenvolve-se a partir de uma técnica de produção de plantas designada por hidroponia. No caso concreto do Monte da Velha, esta prática será aplicada na produção de alfaces, com recurso ao método NFT, onde a criação de plantas é feita em bancadas onde circula constantemente uma solução nutritiva de água pura e nutrientes de acordo com as necessidades de cada tipo de planta.
A produção de alfaces através da técnica de hidroponia envolve uma produção saudável, livre de pesticidas e com uma qualidade, sabor e textura de excelência, aliadas a uma maior durabilidade e frescura.
O processo de produção tem um carácter inovador pelas técnicas e métodos utilizados. Serão utilizadas única e exclusivamente fontes de energia renováveis, uma vez que as linhas orientadoras para este projeto serão a qualidade do produto e a preocupação com a produção do mesmo de uma forma ecológica, reduzindo assim a pegada ambiental ao mínimo possível.
Promotor: Emanuel Léo Morada: BioBIP – Campus Politécnico Nº10 – Zona de cowork 2.5.4 Código Postal :7300-555 Localidade: Portalegre E mail: emanuelleo@live.com.pt |
|