No âmbito de uma parceria ERASMUS, o Politécnico de Portalegre recebeu, de 6 a 9 de março, um grupo de 12 estudantes da licenciatura em Agronomia e do Mestrado em Agricultura de Precisão da Universidade da Basilicata (Itália).
O grupo foi recebido na Câmara de Comércio de Itália em Portugal, tendo posteriormente contactado com a realidade agrícola da região, através da visita a algumas entidades do setor agrícola (Associação de Criadores da Raça Bovinos Alentejana e Associação de Criadores Bovino Mertolengo) e de investigação (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – polo de Elvas). Sendo a Universidade da Basilicata um membro/parceiro internacional do InovTechAgro (Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal) o grupo conheceu in loco o trabalho desenvolvido neste centro ao nível da agricultura de precisão e digitalização com a visita à Escola Superior de Biociências de Elvas e ao piloto experimental 1 que está localizado na Herdade da Comenda (polo do INIAV, IP em Elvas). Esta estadia permitiu ainda a visita à incubadora de empresas do Politécnico de Portalegre, BioBIP, onde o grupo contactou com o trabalho desenvolvido na área da bionergia.
Esta visita permitiu conhecer e partilhar novas realidades do ensino da agricultura entre Portugal e Itália e ampliar as formas de colaboração entre o Politécnico de Portalegre e a Universidade da Basilicata.